Neste caso o transtorno começa como uma pequena preocupação no trabalho, saúde, família ou eventos do cotidiano. Porém, ela se torna constante e excessiva, fazendo você se sentir ansioso mesmo que não tenha um motivo para isso.
Neste caso a ansiedade toma forma de ataques recorrentes e inesperados de pânico. Nesses episódios a pessoa é invadida por um medo da morte súbita, taquicardia, falta de ar, suor e sensação de que pode desmaiar a qualquer momento.
Neste caso a ansiedade não só impede que você construa novos relacionamentos, mas também faz com que você acredite que as outras pessoas te enxergam de maneira negativa. Isso se torna um problema para reuniões, encontros e até simples interações.
Neste caso você desenvolve uma reação de ansiedade extrema como resposta de alguma situações de vida ou morte vivenciada, seja por conta de um assalto, violência, acidente ou desastre natural. Isso te faz evitar lugares, pessoas ou qualquer coisa que te lembre do evento.
Segundo levantamento feito pela OMS, o Brasil foi eleito como o país mais ansioso do mundo. Algo que é uma resposta natural do corpo a situações que exigem atenção, mas quando se torna desproporcional, pode se transformar em um transtorno.
O levantamento traz um retrato da magnitude das prevalências e do impacto da ansiedade na população adulta brasileira. O tratamento envolve a adoção de hábitos que melhoram a saúde da pessoa por completo, de maneira multidisciplinar.
Dificuldades recorrentes para dormir, falta de ar, taquicardia, tontura e entre outros sintomas que podem tirar sua paz. O número de pessoas com ansiedade só aumenta, mesmo assim o tabu com relação aos tratamentos permanece.
A psicologia é fundamental no tratamento da ansiedade, uma vez que oferece ferramentas para lidar com os pensamentos, emoções e comportamentos que contribuem para a sensação constante de medo e preocupação.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é amplamente reconhecida como a abordagem psicoterapêutica mais eficaz no tratamento da ansiedade, ela foca em identificar e modificar padrões de pensamento distorcidos e comportamentos disfuncionais que contribuem para a ansiedade. Com isso podemos ajudar você a desafiar aquilo que te gera ansiedade, aprendendo a lidar com isso de forma mais controlada.
Quando tratada adequadamente com psicoterapia, você pode viver uma vida com menos preocupação, com mais qualidade de vida, relacionamentos melhores e com estratégias reais para lidar com os sintomas negativos que hoje roubam sua saúde mental.
Na Seja Mais, seguimos a psicologia científica e utilizamos abordagens baseadas em evidências, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), para te ajudar a tratar a ansiedade. Está pronto para dar o primeiro passo para o seu bem-estar?
Agende uma consulta com um dos nossos psicólogos especializados e comece o seu tratamento hoje!
Copyright © 2024 Seja Mais Ltda. – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.